“Em 2022, o Ano do Tigre de Água, a comemoração vai de 31 de janeiro a 06 de fevereiro.”
O tempo correu rápido e já estamos quase em 2022. Como você já sabe, ficar atento aos feriados e datas especiais é muito importante para as negociações do comércio exterior. Uma delas é o Ano Novo Chinês.
Afinal, estamos falando do maior parceiro comercial do Brasil, tanto em relação às exportações quanto para as importações. É preciso ter bastante atenção aos períodos de paradas do país para planejamento de compras e logística dos pedidos.
O Ano Novo Chinês é o feriado que mais afeta a logística internacional, mas você sabe o que é? Como temos o Ano Novo nos países ocidentais, o Ano Novo Chinês é uma referência à data adotada por diversos países orientais e segue o calendário lunissolar, que leva em conta as fases da lua e a posição do Sol. Desse modo, começa no primeiro dia em que a lua está na fase nova.
Em 2022, a festividade será de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. Nesse período, o país paralisa a produção, venda e logística. O retorno programado às atividades acontecerá no dia 7 de fevereiro, de acordo com o calendário chinês.
Essa mudança de rotina no país afeta diretamente o mercado global devido ao imenso volume de produtos que circulam entre o país asiático e o resto do mundo. No Brasil, a maior parte da produção das empresas depende de insumos, maquinários e outros produtos vindos da China. Por isso, para evitar atrasos, transtornos e despesas altas, é importante marcar esse período no calendário e se organizar.
Para se ter uma ideia, apenas o tempo de transição de uma operação marítima que vem da China leva em torno de 40 dias. Se considerarmos ainda o tempo de produção da mercadoria e os trâmites de despacho aduaneiro, estamos falando de um tempinho considerável. Então já viu que precisa se preparar logo, né?
Então, converse com a sua equipe e/ou parceiro para providenciar tudo o que é necessário, sem precisar enfrentar riscos ou sufocos. E se precisar de algum apoio, já sabe: conte com a Cargosul Comex.
Comments